Desempenho Ocupacional

Conjunto de atividades diárias

Desempenho Ocupacional

O cotidiano da Associação de Convivência Novo Tempo é pautado por uma rotina enriquecida por um conjunto de atividades diárias, sendo criadas e planejadas para favorecer e proporcionar autonomia, independência, satisfação e prazer à vida cotidiana de nossos residentes. A Novo Tempo tem se baseado no Modelo de Desempenho Ocupacional que pode ser exemplificado como resultado de interações entre pessoa, o ambiente e a ocupação.

Esse modelo possibilita nortear todas as atividades dia a dia e categoriza-las para melhor aproveitamento e participação dos nossos residentes, independente da idade, gênero ou grau de dificuldade. As atividades são organizadas em Atividades de Vida Diária (AVD´s), que compreendem as atividades de autocuidado (alimentação, vestuário, higiene pessoal etc), mobilidade entre outros, e Atividades de Vida Prática (AVP´s), que compreendem as atividades de cuidados com a saúde, cuidados com o seu ambiente, compras etc. Atividades de Trabalho (AVT´s), o qual na Associação se configura e denominamos de Oficinas Ocupacionais. E por fim as Atividades de Lazer (AVL´s), que foram estruturadas nas atividades de final de semana, atividade paralela (final de tarde) e as férias.

Atualmente possuímos seis oficinas sendo: Oficina de Artesanato, Oficina de Comunicação, Oficina de Cuidados com o Sítio, Oficina de Culinária, Oficina de Lavanderia e Oficina Sensorial. O fazer é delimitado pelo estabelecimento de um campo terapêutico baseado em três elementos: o grupo, o monitor e a atividade.

Oficinas

• Oficina de Artesanato: visa o contato com técnicas artesanais e concepções em artes plásticas, estimulando a criatividade e o fazer em grupo, muitas das atividades executadas tem como objetivo colaborar com ideias e confecções das decorações das festas realizadas durante o ano.

• Oficina de Comunicação: o desenvolvimento e ampliação de habilidades de linguagem/comunicação (verbal, não verbal, escrita) dos residentes, através do uso de recursos tecnológicos, proporcionando a exploração e expansão da criatividade, descontração e socialização dos residentes, maior acesso aos veículos de comunicação como: redes sociais, computadores, telefones, jornais etc. Utilizamos a oficina como ferramenta para promoção da oralidade, entretenimento e informativa.

• Oficina de Culinária: através das atividades os residentes podem participar da elaboração do cardápio do lanche da tarde, festas e assim, dando suporte a cozinha. Resgatando vínculos afetivos através da alimentação.

• Oficina de Cuidados com o Sítio e Pequenos Animais: As atividades executadas promovem o desenvolvimento social dos nossos residentes através de tarefas do sítio como horta, alimentar pequenos animais, colheita de frutas e cultivo de hortaliças em sementeira. A partir deste trabalho, a produção da horta abastece diariamente a cozinha para preparação de alimentos.

• Oficina de Lavanderia: através de vivência prática e tarefas concretas de atividades de vida estimulam a apropriação do cotidiano, o autocuidado, organização com o próprio ambiente, separação de cores, organização de roupas dos residentes.

• Oficina Sensorial: Os nossos residentes têm a oportunidade de explorar um ambiente rico, com diversos estímulos sensoriais (táteis, visuais, olfativos, gustativos, vestibulares e proprioceptivos) através de atividades plásticas, lúdicas e corporais com o propósito de estimular a Integração Sensorial.

Atividades de Lazer

• Atividades de final de semana: passeios, jogos e atividades livres (música, filme, gincanas).

• Atividades paralelas: ocorrem aos finais de tarde com oficina de música, atividades físicas direcionadas, caminhadas, cinema, karaokê, “contação” de histórias, passeios com pets e atividades na piscina. Essas atividades são elencadas a partir das demandas dos residentes.

• Férias: São realizadas duas vezes no ano, em janeiro e julho. Os passeios são solicitados pelos residentes e realiza-se uma visitação/avaliação técnica nos locais sugeridos para verificação de acessibilidade e mobilidade. Os residentes são divididos em grupos de acordo com mobilidade e interesse.

Realiza-se também atividades internas como gincanas, jogos, sessão cinema, atividades de culinária, salão de beleza entre outros. As atividades internas também são sugeridas e solicitadas pelos residentes com adaptações necessárias. Durante o período de Férias as Oficinas Ocupacionais são interrompidas.