Moradia Assistida

24 horas por dia de assistência aos residentes

Moradia Assistida

Moradia assistida é um lugar de acolhimento para pessoas que necessitam de suporte em sua vida cotidiana. Ela não é uma clínica, nem um hospital, nem escola, mas uma residência de fato: um local em que os moradores buscam fazer dele um lar. É um ambiente totalmente adaptado às necessidades individuais e coletivas e conta com uma equipe multidisciplinar qualificada, além de uma equipe de cuidadores que os acompanham diariamente.

A Proposta de uma Moradia Assistida busca abandonar as imagens negativas de instituições psiquiátricas e asilos para dar lugar a um espaço de referência e de retomada das capacidades do indivíduo, trabalhando com os pressupostos da inclusão, buscando a autonomia e integração desse sujeito com a sociedade.

O Trabalho em uma Moradia Assistida é oferecer o suporte adequado a cada morador, e construir, a partir da esfera individual, uma identidade coletiva. Nesse processo, através de um trabalho de percepção de si e do outro, neste ambiente comum, os moradores são envolvidos na vida cotidiana da casa, participando de tomadas de decisões desde simples às mais complexas.

Neste contexto, o objetivo de uma moradia assistida é cuidar e acolher seus moradores em suas necessidades físicas, emocionais e sociais juntamente com suas famílias. Não é um lugar de abandono! A Moradia cuida de seus moradores junto com suas famílias, que apresentam um papel fundamental não somente na vida dos residentes, mas numa continuação da Moradia Assistida, que se baseia na tríade Residente – Equipe – Família.

A Associação de Convivência Novo Tempo é uma moradia assistida para pessoas com deficiência intelectual. Uma Associação de pais e familiares atuante desde fevereiro de 1997, e baseia todo seu trabalho nessas premissas.

Assim, uma moradia assistida de qualidade, busca sempre manter os laços sociais e uma convivência próxima e saudável, com acesso a todos os serviços necessários para o seu bem estar e desenvolvimento, oferecendo oportunidades de envolvimento na comunidade, a partir de um lugar de referência e pertencimento.

Estrutura da Moradia

Construída em uma área rural de 17 hectares, rica em contrastes naturais e cercada por muita vegetação. Conta em sua estrutura com pomares de acerola, abacate, goiaba, amora, jardins floridos com belos bancos rústicos de madeira, orquidário, hortas cultivadas por nossos moradores, contendo alface, couve, rúcula, salsinha, cebolinha e muitos outros alimentos que saem de nossas plantações e caminham direto para nossa cozinha, onde são preparadas e servidas. Há, também, um bosque repleto de árvores e bancos: um ambiente propício para um cenário de encontro com as diversidades biológicas locais, onde podemos observar araras, maritacas, macacos e o que mais o dia oferecer.

Contendo 4.000 m2 de área construída, podemos encontrar 5 casas planejadas, com quartos separados com até 2 moradores, com ambiente de convivência amplo e banheiros adaptados, tornando uma moradia adorável. Contém uma piscina adaptada, aquecida para exercícios terapêuticos e atividades recreativas, um canil, seis oficinas para realização de Atividades de Vida Prática (AVPs) e Atividades de Trabalho (AVTs), quadra de esporte, pista de caminhada, dependência técnica, administrativa, lavanderia e cozinha equipadas, sendo elas duas das seis oficinas ocupacionais para AVPs, juntamente com as oficinas de artesanato, comunicação, sensorial e sítio. Dispomos também de um Centro Integrado de Equoterapia que proporciona um acompanhamento especializado tanto para seus moradores quanto para a população vizinha.

Com todas as instalações devidamente adequadas à legislação vigente, seguimos desenvolvendo o cuidado ideal nessa estrutura que só se torna encantadora com todo esse espaço preenchido por moradores.