Blog-Destaque-NovoTempo-desempenho-ocupacional

O Desempenho Ocupacional

Podemos definir desempenho Ocupacional como as habilidades necessárias para que possamos desempenhar nossas atividades e tarefas de acordo com os papéis ocupacionais que desenvolvemos de forma satisfatória, junto ao contexto que vivemos e a cultura que temos.

Ele independe da idade, gênero e incapacidade dos sujeitos e engloba as seguintes áreas integradas: o autocuidado, a produtividade e o lazer; conforme as exigências do ambiente externo e do meio interno da pessoa.

Ao falarmos de Desempenho Ocupacional, temos que definir alguns conceitos como ocupação e padrões de desempenho.

Ocupação são todas as atividades cotidianas que são realizadas por um sujeito ou por grupos e compreendem as Atividades de Vida Diária – AVD (alimentação, vestuário, locomoção entre outras), Atividades Instrumentais de Vida Diária – AIVD (cuidar da casa, cuidar de animais de estimação etc), Descanso e Sono, Trabalho (interesse, procura e desempenho entre outras), Educação (interesse, participação em educação formal ou informal), Brincar (brincar exploratório e participação no brincar), Participação Social e Lazer (planejar atividades, participar da comunidade, estar entre seus pares e familiares).

Padrões de Desempenho englobam os papéis ocupacionais que as pessoas exercem durante a vida, são comportamentos esperados dentro de uma sociedade que envolvem cultura e o contexto, temos como exemplo o papel de mãe, filho, professor, amigo, marido, irmão, chefe entre outros.

Ainda temos os hábitos, as rotinas e rituais que abrangem essa definição. Hábito pode ser definido como comportamentos automáticos e específicos que são atividades que dão estruturas pra nossa vida e muitas vezes passam desapercebidos. Rotina é uma sequência de atividades que os indivíduos realizam e assim como os hábitos dão estrutura para a vida. E, Rituais podem ser denominadas como ações simbólicas ligadas a religião ou cultura que faz com que o indivíduo tenha identidade e que reforçam seus valores e crenças.

Além dos papéis que os indivíduos exercem em suas vidas, as atividades cotidianas que constituem esses papéis, hábitos e rotinas temos que considerar os ambientes e contextos para o desempenho ocupacional.

Ambiente pode ser considerado o físico, que são os locais construídos como casas e prédios com mobílias ou não e os naturais que são os ambientes geográficos como as cidades. Já os sociais são os relacionamentos ou contatos que o sujeito ou grupo possuem.

Os contextos são “lugares” que as pessoas estão inseridas no dia-a-dia, podendo ser cultural (padrões de costumes esperados pela sociedade em que vive), pessoal (gênero, idade, nível educacional e padrão socioeconômico), temporal (dia, mês, ano, infância, adolescência, idade adulta e velhice) e virtual (situações simuladas e tempo real).

O desempenho ocupacional faz parte da vida de todas as pessoas, há diferentes maneiras desse desempenho acontecer, o mais importante que ele seja satisfatório para o indivíduo e que ele tenha sua autonomia e independência preservados de acordo com o contexto e o ambiente em que está inserido.

Qualquer dificuldade ou ruptura na realização em alguma de suas ocupações o profissional de Terapia Ocupacional é quem está apto a auxiliar os indivíduos em suas ocupações.

Referências
• Gritti, C., Paulino, V., Marques, L. H., Castiglioni, L., & Bianchin, M. (2015). Desempenho ocupacional, qualidade de vida e adesão ao tratamento de pacientes com epilepsia. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(1), 93-101. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p93-101
• American Occupational Therapy Association, A. (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo – 3ª ed. traduzida. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(esp), 1-49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49
• TO POR DENTRO. O que é Desempenho Ocupacional. 21 Mai 2019, Instagran: @to.por.dentro. Disponível em: . Acesso em 16 de maio 2020.
• TO POR DENTRO. Contextos e Ambientes. 14 Mai 2019, Instagran: @to.por.dentro. Disponível em: . Acesso em 16 de maio 2020.

Giorgia Nobilioni
Terapeuta Ocupacional – CREFITO 3/13.848-TO

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin