Blog-Destaque-NovoTempo-TO

Terapia Ocupacional e Moradia Assistida

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que viabiliza a prevenção, tratamento e reabilitação de sujeitos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, podendo ser decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas utilizando a atividade humana como base para sua atuação.

A intervenção da Terapia Ocupacional pode ser realizada individualmente e por grupos. Com o objetivo de ampliar o desempenho, o campo de ação, autonomia e independência desses indivíduos. Levando em consideração os fatores sociais, ambientais e emocionais destes.

O papel do TO em uma moradia assistida visa identificar as competências, habilidades e vulnerabilidades de seus moradores e a partir deste reconhecimento ofertar atividades que possam favorecer o resgate das relações do sujeito e o seu cotidiano.

Sempre observando o seus fazeres diários como as Atividades de Vida Diária (AVD´s) (higiene, alimentação, vestuários etc), as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD´s) (cuidados com a saúde, cuidados com o seu ambiente, compras etc), Atividades de Lazer (Identificação dos interesses, oportunidades, planejamento, utilização adequada de espaços etc), Trabalho (Interesse, Procura e Desempenho no Trabalho), Participação Social (Atividades que envolvem a comunidades, família, amigos e seus pares) para que haja a intervenção adequada para esses indivíduos ou grupos.

Estas intervenções podem ser realizadas através de terapias individuais ou grupos de oficinas de acordo com a demanda da Instituição e seus moradores.

Referências
• American Occupational Therapy Association, A. (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo – 3ª ed. traduzida. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(esp), 1-49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49
• https://www.crefito9.org.br/terapia-ocupacional/o-que-e-terapia-ocupacional/164 – Acessado em 16 de maio de 2020.

Giorgia Nobilioni
Terapeuta Ocupacional – CREFITO 3/13.848-TO

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin